sexta-feira, 15 de junho de 2012

Atividade 1.7-Trabalho por Projeto


Tema: Preservando o meio ambiente e reciclando
Conteúdos Curriculares: Meio Ambiente, Matemática, Português e Ciências.

1- Apresentação
            Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação fundamental. Hoje vivemos em uma sociedade consumista e que também gera por pessoa 500gr de lixo diários, levando o nosso meio ambiente saturado de lixo, provocando a degradação de nossos solo,mananciais de aguas, poluição do ar. Cabe a nós educadores conscientizar nossos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e que o lixo pode ser tornar luxo através de nossa criatividade; podendo transformá -los em obras de artes e com isso podemos eliminar muitos dos materiais descartáveis e torna-los utilizáveis. E tornar nossos alunos multiplicadores de ideias em relação a preservação ambiental, para que tenhamos um futuro melhor.
2- Público Alvo
            Este projeto será aplicado com todos os alunos do 6º ao 9º ano da escola.
3- Duração/participação
            Este projeto tem a duração semestral, sendo replanejado e aplicado semestralmente nos anos seguintes. Terá a participação de todos os professores e coordenadores.
4- Objetivos
* Conscientizar os alunos sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
* Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
* Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
* Estimular a leitura e a escrita;
* Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);
* Desenvolver a oralidade, a socialização;
* Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
5- Metodologia
            A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, software educativo.

6- Estratégias
1ª AULA:
* Histórias que trata da questão do meio ambiente;
* Conversa dirigida a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entende por meio ambiente; a situação atual deste meio;
* Pedir para que os alunos recontem a história utilizando a escrita e o desenho;
* Explanação dos seus trabalhos.
2ª AULA:
* Exposição de fotos que demonstrem a degradação do meio ambiente;
* A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
* Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/ que trata da questão da preservação do meio ambiente. Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site.
3ª AULA:
* Apresentação de um vídeo educativo, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem;
* Comentários sobre o vídeos;
* Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;
4ª AULA:
* Reciclando e Brincando com a Matemática:
* Jogo da Tabuada;
* Confecção de um boliche com garrafas de “pet”;
* Cada aluno deverá levar uma garrafa de “pet” (garrafa plástica de refrigerante) para a confecção do boliche;
* Cada um irá pintar sua garrafa com cores diferenciadas, pois cada cor corresponderá a um número;
* Construir junto como eles o quadro que servirá de legenda para identificação da cor com seu respectivo número;
* Inicia o jogo;
* Confecção de jogo de argola (com garrafas de 600 ml);
---> Nestes jogos podem ser trabalhadas todas as quatro operações: adição, subtração,multiplicação e divisão; números e quantidades.
5ª AULA:
Aula Passeio.
* Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;
* Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o professor pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.);
* Como atividade de casa uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;
* Orientar os alunos para que durante o passeio, recolham garrafas pet, que servirão para confecção dos enfeites natalinos da cidade.
6ª AULA:
* Socialização das construções e das pesquisas;
* Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;
* Propor aos alunos a confecção de uma cartilha, feita por eles, onde irão apresentar através de textos e desenhos os problemas que agridem o meio ambiente e as possíveis soluções para esses problemas.
7ª AULA:
* Trabalhando com Música:
* Apresentar a eles o texto da música de Chitãozinho e Xororó (“Se for pra ser feliz”) e falar um pouco sobre o autor;
* Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;
* Ouvir e cantar a música;
* Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)
* Ditado de palavras retiradas do texto.
8ª AULA:
* Iniciar a construção da cartilha;
* Em dupla, e com o auxilio do professor, os alunos deverão arrumar os textos, aquele que foi produzido individualmente a partir da aula passeio, relatando sobre um problema de degradação constatado por eles;
* Digitação dos textos.
9ª AULA:
* Reciclando Papel:
* No primeiro momento desta aula o professor irá propor a turma um trabalho de arte no qual será utilizado papel reciclado;
* O professor apresenta alguns materiais que foram construídos com papel reciclado e explica para
os alunos como se dá o processo de reciclagem de papel;
* Com os materiais, já previamente prontos, o professor juntamente com os alunos inicia o processo de reciclagem de papel;
* Digitação do trabalho.
10ª AULA:
* Depois de seco, papel reciclado, será usado para pinturas e desenhos;
* Ilustração da cartilha (o professor deve orientar ao aluno que a ilustração deve ser feita de acordo com o seu texto).
11ª AULA:
* Esta aula será dedicada aos preparativos para a Mostra Cultural, onde os alunos irão apresentar e distribuir as cartilhas preparadas por eles e também fazer a exposição dos trabalhos construídos a partir de reciclagens.
12ª AULA:
* Exposição na Mostra Cultural.

Um comentário: